quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS
FORMAÇÃO COM ACESSO AO PROGRAMA DE APTIDÃO CERTIFICADA - PAC

O actual quadro regulamentar de SCIE é pautado por um conjunto de resoluções do Conselho de Ministros, decretos‑lei, decretos regulamentares, portarias, uns com conteúdo excessivamente minucioso, outros raramente ultrapassando o plano genérico. Para além disso, verificam‑se sérias lacunas e omissões no vasto articulado deste quadro normativo. Tal deve‑se parcialmente ao facto de para um conjunto elevado de edifícios não existirem regulamentos específicos de segurança contra incêndios.
Nestas situações aplica‑se apenas o Regulamento Geral das Edificações Urbanas, de 1951, que é manifestamente insuficiente para a salvaguarda da segurança contra incêndio.
A realização do curso supracitado pretende dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas inerentes ao desempenho das suas funções no âmbito da aplicação do novo Decreto-Lei 220/2008 de 12 de Novembro, que define o novo regime jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.
Carga Horária
32 Horas (Em horário pós-laboral das 18:30 ás 22:30 em dias úteis e das 09:00 ás 18:00 aos sábados com intervalo para almoço entre as 13:00 e as 14:00)
Condições de Acesso
Considerando que a segurança Contra Incêndios em Edifícios é uma especialização para técnicos especialistas, estes não deixam de possuir valências noutras áreas, de especialização ou de formação de base.
A harmonização e articulação de projectos das diferentes especialidades com o Projecto de Segurança Contra Incêndios é fundamental articular com procedimentos e modos de operar, estando cada projectista direccionado para todas as áreas de especialidade nomeadamente a arquitectura.
O curso está aberto a Projectistas de Segurança Contra Incêndios, Engenheiros de todas as especialidades e Arquitectos.
Vagas: 15
Custo de participação: 750,00 € (Com IVA Incluido)
Condições de pagamento: 50% no acto da inscrição e os restantes 50% no início do curso.
Local e Calendário
O curso será realizado na Escola Pinheiro e Rosa em Faro (junto ao Ministério da Economia). Está previsto iniciar-se a 2ª Edição na última semana de Fevereiro de 2009 (data exacta a confirmar).
Programa Resumido
1. Enquadramento Legislativo.
2. Fenomologia da combustão.
3. Sistemas e instalações de segurança contra incêndios.
4. Sistemas automáticos de detecção de incêndios.
5. Planos de prevenção e emergência.
6. Evidências práticas de não conformidades.
7. Prova de avaliação.
Formador
Eng.º António Varela - ANPC Comando Distrital de Faro

Sem comentários: